segunda-feira, 23 de abril de 2012

Degradação florestal na Amazônia caiu 87%



O Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia divulgou, nesta quinta-feira (19), o boletim do SAD - Sistema de Alerta de Desmatamento da Amazônia Legal referente ao mês março de 2012, que apontou que houve redução de 87% nas práticas que causam degradação florestal na região.
Neste ano, 40 km² de mata da Amazônia Legal - sobretudo do Mato Grosso - foram comprometidos por conta de atividades insustentáveis, como a exploração ilegal da madeira, que provocam a degradação da floresta. Em março de 2011, foram 298 km².
A degradação florestal acumulada no período de agosto do ano passado a março de 2012 também apresentou redução: foram mais de 2500 km² a menos, em relação ao período anterior, o que caracteriza uma diminuição de cerca de 62%.
As más notícias de março
O desmatamento da Amazônia Legal, por sua vez, apresentou aumentou em março de 2012. O SAD detectou 53 km² de floresta desmatada na região, sobretudo no Estado do Mato Grosso. Um aumento de cerca de 15%, em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o boletim do Imazon registrou 46 km² de desmatamento.
No entanto, no período acumulativo, de agosto de 2011 a março de 2012, o fenômeno se inverteu. 760 km² de floresta foram desmatados, o que representa uma redução de 22%, em comparação com o período anterior.
O Imazon alertou que os dados do SAD, referentes a março de 2012, podem estar subestimados por conta da cobertura de nuvens na Amazônia Legal. O fenômeno impediu o monitoramento emcerca de 74% da área florestal da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário